Desde abril de 2012, a advogada, escritora, ambientalista e ativista cultural Ana Stoppa, nome literário de Ana Maria Stoppa, ítalo-brasileira, radicada em Santo André-SP, viabiliza com recursos financeiros  oriundos de seu trabalho na área jurídica um projeto que idealizou para incentivar o hábito da leitura.
Até junho de 2016 foram distribuídos cerca de 33.000 livros  dos gêneros: literatura infantil e infantojuvenil.
Uma das condições para a escola interessada receber as doações a entrega em mãos das obras publicadas, quando a autora se faz presente.
O projeto, na medida do possível  prioriza o atendimento aos estabelecimentos de ensino municipais e estaduais situados na periferia das cidades, onde existem projetos para incentivar a leitura.
Quando aprovada a solicitação são enviados para a escola requisitante  5 exemplares de cada obra para que sejam trabalhadas com os alunos antes da visita da autora.
O projeto conta com edições  na Itália e Portugal, onde a autora esteve visitando escolas públicas em 2014 e 2015. Em junho/2016, visitou em Taranto, Sul da Itália, a Scuola Madre Teresa de Calcutá, onde  também procedeu a entrega dos livros no idioma local.
A escritora também tem seus livros divulgados em Angola, (Projeto Permanente) os livros são enviados bimestralmente desde 2015. Até junho/2016 foram encaminhados cerca de 1000 livros. A distribuição nas cidades de Huambo e Lobito é efetuada por um grupo de poetas da região.
Até abril de 2016 a autora conta com sete títulos publicados, todos pela Editora Mundo Criar, a saber:  Lelé O Navegador Dos Sonhos, Oração Dos Bichos, Estela A Pata Bela, Fada Verbena A Defensora Da Natureza, Rafael O Ursinho Guloso, A Fada Mirabela E O Sapo Guaraci e o Rio Que Era Doce. Com exceção dos dois últimos, os demais contam com  edições em italiano.
Próximos lançamentos,  agosto 2016: Cristal A Corujinha Cantora e o Jardim das Três Meninas.
Os livros citados destinam-se aos estudantes da pré-escola e ensino fundamental I e 2, onde são abordados os temas: meio ambiente, cidadania, vida saudável, cooperação, amizade, organização e conscientização ambiental, dentre outros.
O projeto tem se firmado graças à participação de educadores, mediadores escolares, assistentes pedagógicos, voluntários, ativista culturais, associações e entidades que atuam na apresentação das obras para os estudantes bem como auxiliam na distribuição e na divulgação.

Ambientalista Ana Stoppa é autora de várias obras na área de literatura infantil e infantojuvenil. São sete livros publicados em português e cinco em italiano.

Algumas das cidades/Escolas/Entidades beneficiadas pelo projeto:
• Santo André-SP  -  2012/ 2016: EMEIF Vinicius de Moraes - EMEIF Professor João de Barros Pinto -  EMEIF Fernando Pessoa -  EMEIEF Professora  Sonia Aparecida Marques - EMEIEF Maria da Graça de Souza - Parque Central -  Reinauguração da Biblioteca de Paranapiacaba - Festa da Criança OAB Santo André - Projeto Casa Jardim com o Rotary Club Santo André 8 de abril.
Projetos Permanentes, Distribuição de Livros nos eventos: “ Criança Cidadã” e “Educando com Visão”, ambos do Rotary Club Santo André Sul.
• São Bernardo do Campo-SP -  2015/2016: EMEB Nádia Aparecida Issa Pina – Ação Social em duas oportunidades - 1.000 livros - EMEB Preito Aldino Pinotti – 350 livros - EMEB Kazue Fuzinaka -  150 livros.
• São Caetano do Sul-SP: Parque Chico Mendes
• Mauá-SP – abril/2012 – junho/2016: Escola Estadual Profa. Irene da Silva Costa - EE Olavo Hansen - EE Manoel Rodrigues - EE Odila Bento Mirarchi - Colégio Barão de Mauá  - Sesi Mauá; Rotary Club Barão de Mauá; Solenidade de Formatura Proerd promovida pelo 30ºBPMM, onde foram distribuídos cerca de 1500 livros, ocasião em que a autora foi a Madrinha da Turma.
 Cuiabá/MT – 2015/Junho:  1.000 exemplares EMEB Jesus Criança
• Cuiabá/MT – 2016/Maio: 3.800 livros, diversas escolas municipais.
• Cruz Alta- RS – 2015: Distribuição de 300 exemplares, escolas diversas - Educadora Nina Rosa -  150 exemplares.
• Soledade-RS – 2016: Projeto desenvolvido com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura em abril/2016 com a participação de 08 escolas municipais – Distribuição de  2.500 livros
• Rolândia-PR – 2016: Ação Social realizada com os membros do Lions Club e Secretaria Municipal de Educação, comemorando o dia do livro – 18 de abril – distribuído 1.000 exemplares.
• Demais localidades (Brasil) - 2012/2016: Campinas, Jales, Maringá, São Paulo, Conceição do Araguaia e Rio de Janeiro.
• Itália – 2015/2016: Martina Franca e Taranto, região da Puglia -  distribuição de 3.500 livros.
• Portugal - Póvoa de Varzim, região do Porto, norte de Portugal: distribuição de 500 livros.
• Angola  2015/2016: Distribuição de 1.000 livros - Projeto continuado envia bimestral de 250 livros, cidades Lobito e Huambo.

Próximas Distribuições e Participações em Eventos Culturais, incluindo o Projeto Primavera.

  • Julho: Rolândia-PR
  • Agosto: Porto Feliz – SP / Jales – SP / Mariana-MG
  • Setembro: São Paulo-SP / Rolândia-PR / Mauá-SP / Santo André-SP
  • Outubro: Soledade-RS
  • Dezembro: Cuiabá-MT

Demais informações
Instituições, entidades filantrópicas, Associações, Clubes de Serviço e demais entidades interessadas em fomentar este projeto promovendo o custeio da edição das obras, assim como praticando o projeto para a distribuição, devem  entrar em contato com a autora, quando os livros serão fornecidos a  preço de custo, após a aprovação da proposta.

Contato: ambientalista.anastopp@hotmail.com
               eventos_ambientalistaastaanastoppa@hotmail.com

Telefone: (11) 4555-5095

Site: www.ambientalistaanastoppa.com.br

 

O  Rio Que Era Doce
Lançado no mês de março passado, com tiragem de 5.000 exemplares, esta obra destinada ao público infantojuvenil relata o recente desastre ambiental que atingiu a cidade de Mariana e todas aquelas por onde passava o Rio Doce, até o Estado do Espírito Santo, quando deságua no mar. Lançamentos efetuados nas seguintes cidades, até o momento:  06/04: Santo André-SP, 08 e 09/04: Campinas-SP; 12 a 16/04: Soledade-RS; 18/04: Rolândia-PR; 16 a 21.05: Cuiabá-MT.

 

 

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!