Curiosidade faz bem! Pergunte, procure e aprenda!

Curiosidades

Para saber sobre alguns frutos nativos na Floresta Amazônica: (ordem alfabética)

Açaí

Bebida extraída do pequeno fruto do açaizeiro, palmeira de porte esguio que chega a alcançar 30 m de altura e que produz cachos com dezenas de caroços (frutos) redondinhos. De cor arroxeada, a bebida é assim extraída: colocam-se os caroços do açaí de molho na água para amolecer a casca fina que os reveste. Em seguida os caroços são amassados com água em alguidar de barro ou máquina própria, coando-se então a mistura em peneiras especiais para que se obtenha um líquido roxo, espesso e de sabor característico incomparável. Toma-se gelado com açúcar, farinha de tapioca ou farinha-d'água. Há quem o aprecie sem açúcar. É nutritivo e refrescante. É também delicioso no preparo de sorvetes, licores, mousses, etc.
 

Bacuri

É o fruto do bacurizeiro, árvore frondosa, magnífica quando coberta de flores róseas ou, raramente, brancas. O Bacuri é, em geral, pouco maior que uma laranja graúda. Tem casca grossa e resinosa de cor amarelada. Dentro encontramos duas a três sementes grandes, revestidas de polpa branca perfumada, com excelente sabor agridoce característico. Entre as sementes estão os "filhos", que são pedaços de polpa sem caroço. Seu uso é muito variado, com presença marcante em refrescos, sorvetes, licores, geléias, tortas, cremes, bolos, recheios, mousses, balas e inúmeros outros doces saborosos.

Castanha - do – Pará
Fruto da castanheira-do-pará, árvore de porte magnífico e dimensões notáveis, com tronco de até 4 m de diâmetro, chegando a alcançar 50 m de altura. O fruto (ouriço) é esférico, de 11 a 14 cm de diâmetro, com peso variável entre 700 e 1.500 grs. O ouriço tem casca lenhosa, muito dura, contendo de 11 a 22 amêndoas ou castanhas graúdas, envoltas por casca lenhosa fina, pouco resistente. Essas castanhas são comestíveis, muito saborosas e de elevado sabor alimentício. A Castanha-do-pará é muito usada para a confecção de confeitos, recheios, coberturas de bolos, além de doces diversos. Quando frescas fornecem o leite usado na preparação de vários pratos típicos da cozinha paraense. Apreciada em todo o mundo, é um dos principais produtos de exportação do Pará.

 

Murici:

Fruto da pequena árvore que tem o mesmo nome. Seu formato é esférico, achatado nos pólos, com cerca de 1,5cm de diâmetro.
A casca é uma película de cor amarelada e a polpa, que envolve o pequeno caroço, também é amarela. Seu perfume agradável não pode ser comparado aos de nenhuma outra fruta, tais as suas características exclusivas. É delicioso como refresco, sorvete e em uma infinidade de doces.


 

Pupunha

Fruto da pupunheira, palmeira que alcança alturas elevadas com o tronco todo revestido por anéis de espinhos. Isso dificulta a colheita dos cachos com numerosos frutos, que variam de cor de planta para planta: vermelha, amarela, esverdeada, etc.
A pupunha tem o formato aproximado de uma esfera, com achatamento na parte, superior que fica presa ao cacho. Cada fruto apresenta em média 3 cm de diâmetro.
Antes de ser consumida a pupunha deve ser cozida em água e sal. Para comê-la retira-se a pele que a envolve.

 

Tapereba

Fruto do taperebazeiro, árvore de grande porte. Tem formato cilíndrico, com arredondamento nas extremidades. Seu tamanho é idêntico ao de uma pequena ameixa. A casca é uma película que envolve polpa de não mais de 3 mm de espessura, aderente a um caroço que é a parte maior da fruta. O taperebá é amarelo-escuro, muito perfumado, ácido, mas de excelente sabor adocicado. Especialmente apreciado em refrescos, sorvetes e licores.
A polpa, muito saborosa, é amarelada, densa, fibrosa e farinácea. Em seu interior há um coquinho, que é o caroço. Come-se pura, com mel de cana ou manteiga, sendo excelente acompanhamento para café e chá. Igualmente saborosa quando caramelada ou em compota.

 

Fonte: www.istoeamazoniacom.br

Conheça alguns animais ameaçados de extinção no Brasil

 

 

O lobo-guará é uma espécie de pernas longas, pelagem longa de cor laranja-avermelhado e orelhas grandes. Ela tabém está ameaçada de extinção 

 

 

O peixe-boi-da-Amazônia tem a palavra peixe no nome, mas é mamífero!

 

 

Esse passarinha pequeno é o pixoxó, que está criticamente ameaçado de extinção

 

 

Com esse topete arrepiado e cara de desconfiado, o bugio é uma espécie de macaco que está ameaçada de extinção

 

 

Com toda essa força para saltar pra fora da água, o peixe pirarucu, da bacia amazônica, é uma das espécies de peixe ameaçadas de extinção no Brasil.

 

 

Perereca-de-folhagem-com-perna-reticulada é esse bichinho verde da foto. Nome complicado, não é mesmo? Pois mais complicada ainda é a situação dessa perereca na natureza: está ameaçada de extinção

 

Esse passarinho colorido é o soldadinho-do-araripe, espécie de ave ameaçada de extinção

 

A jaguatirica tem o corpo esbelto, cabeça e patas grandes e é uma espécie em extinção. Quer saber um dos principais motivos? Sua bela pele tem alto valor comercial. Não é um absurdo que as pessoas matem os animais para esse tipo de coisa?

 

A ariranha está ameaçada de extinção em função da poluição dos rios e, também, pela caça para a venda da pele

 

 

A espécie de macaco aranha-de cara-vermelha é reconhecida à primeira vista pelos longuíssimos membros, cauda comprida e abdome dilatado, que fazem que eles se pareçam com uma aranha gigantesca. Adivinhe só? Que tristeza, também é uma espécie ameaçada de extinção

 

Esta é uma tartaruga marinha da espécie em extinção tartaruga-de-pente. Atualmente, as principais ameaças são a mudança brusca em seu habitat feitas pelo homem, pesca incidental e poluição

 

 

Ciganinha (um tipo de periquito), ave típica do cerrado, está na lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção

 

Arara-azul, espécie ameaçada de extinção

 

 

O tamanduá-bandeira é facilmente reconhecido por seu tamanho, pela cor distintiva da pelagem, com uma faixa diagonal preta de bordas brancas,pelo focinho longo e cilíndrico e cauda grande, com pelos grossos e compridos. O animal também está na lista de ameaçados de extinção

 

Lagartixa-da-areia, réptil ameaçado de extinção. É típica da fauna do Rio de Janeiro. Sua presença indica que o habitat de praia onde vive está saudável. Mede de 6 a 8 centímetros quando adulta, sem incluir a cauda

 

Jararaca-de-alcatrazes, que também integra a lista de répteis ameaçados de extinção
e é apenas encontrada na ilha de Alcatraz, no litoral norte de São Paulo

 

 

Fonte: UOL Crianças

Curiosidades sobre Lugares

As Pirâmides do Egito são a única Maravilhas do Mundo que sobreviveu até a atualidade.

As águas do oceano Pacífico são 5o C mais frias do que as do Atlântico.

Na Antártida, devido a maior incidência de raios ultravioletas, é possível ver blocos de gelo azuis, verdes e pretos, além de brancos.

Na Micronésia os homens não têm permissão de usar gravatas.

Na Suécia é lei que os pais não podem insultar ou envergonhar seus filhos!

Na maioria dos países europeus a idade mínima para trabalhar é a partir de 16 anos.

No pólo norte, durante o inverno, ocorrem 186 dias inteiros sem Sol nenhum.

O Deserto do Atacama, no Chile, é a região mais seca do mundo. Lá não choveu por 1571 anos!

O Japão é formado por 3.922 ilhas.

O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.

O Oceano Pacífico tem profundidade média de 4267 metros.

O Vale dos Dinossauros, na Paraíba, é o local onde se pode encontrar o maior número de pegadas de dinossauros no mundo todo. São 505 trilhas de 51 espécies diferentes de dinossauros que habitaram essa região há 120 milhões de anos.

O World Trade Center tinha 110 andares e 417 metros de altura. O lago Pontchartrain, nos Estados Unidos, é atravessado por um viaduto que mede quase 38,5 Km de comprimento.

O lago mais profundo do mundo é o Lago Baikal, na Rússia, com 1.620 metros.

O maior golfo do mundo é o Golfo do México, com 1.502.200 km2.


O maior lago do mundo é o Mar Cáspio, entre Rússia e Irã, 372.000 km2 e 980 metros de profundidade.

O maior rio em extensão do mundo é o Rio Amazonas, com 7.025 quilômetros.

O maior vulcão do mundo é o Gallatiri, no Chile, com 6.060 metros.

O mais alto lago navegável é o Titicaca, no Peru, 3.811 metros acima do nível do mar.

O ponto mais alto da terra é o Monte Everest, no Himalaia, fronteira entre Nepal e Tibete, 8.848 metros acima do nível do mar.

O ponto mais baixo da terra é o Mar Morto, entre Israel e Jordânia. A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar.

O ponto mais chuvoso da terra é o Monte Waialeale, no Havaí, com uma média anual de 11.680 mm.

O ponto mais frio do mundo é a Estação de Vostok, na Antártida, -89,2ºC (21/07/1983).

O ponto mais quente da terra é em El Azizia, na Líbia, 58ºC (13/09/1922).

O ponto mais seco da terra é o Deserto de Atacama, no Chile, sem chuvas do ano de 400 a 1971.

O primeiro shopping do mundo foi construído em 1896 nos Estados Unidos.

Veneza foi construída sobre 118 ilhas e ilhotas. A cidade italiana tem 160 canais e 400 pontes.

 

Os 10 maiores países do mundo

Rússia - 17.075.400 km2
Canadá - 9.976.139 km2
China - 9.561.000 km2
Estados Unidos - 9.519.666 km2
Brasil - 8.511.966 km2
Austrália - 7.682.300 km2
Índia - 3.287.590 km2
Argentina - 2.776.889 km2
Casaquistão - 2.717.300 km2
Sudão - 2.505.813 km2


 

Os 10 menores países do mundo

Vaticano - 0,44 km2
Mônaco - 1,89 km2
Nauru - 21 km2
San Marino - 60,5 km2
Liechtenstein - 160 km2
Maldivas - 298 km2
Malta - 316 km2
Grenada - 344 km2
St. Vicent - 389 km2
Seychelles - 404 km2



 

Tamanho dos continentes

Ásia - 44.250.000 km2
América - 42.191.000 km2
África - 30.264.000 km2
Europa - 9.907.000 km2
Oceania - 8.534.000 km2



 

As Sete Maravilhas do Mundo são:

Pirâmides de Gizé, no Egito. Estátua de Zeus Olímpico, na Grécia
Templo de Diana, na Turquia
Colosso de Rodes, na Grécia
Mausoléu de Halicarnasso, na Turquia
Farol de ALexandria, no Egito
Jardins Suspensos da Babilônia, na Iraque.


 

As Sete maravilhas do Mundo Moderno (As novas sete maravilhas):

Muralha da China (Perseverança, Persistência), na China.
Petra (Engenharia, Protecção), na Jordânia.
Cristo Redentor (Boas-vindas, Abertura), no Rio de Janeiro, Brasil
Machu Picchu (Comunidade, Dedicação) em Cuzco, Peru.
Chichen Itza (Adoração, Conhecimento), Yucatán, México.
Coliseu (Alegria, Sofrimento) em Roma, Itália.
Taj Mahal (Amor, Paixão), em Agra, Índia.

 

Fonte: Gigadicas.com

Por que dizem que os gatos têm sete vidas?

Essa lenda surgiu da Idade Média, quando os gatos, assim como as bruxas e magos, eram vítimas da Inquisição. Apesar 

dos esforços para acabar com eles (que maldade) eles dificilmente diminuíam em número. Isso porque havia muitos de seus defensores, pessoas que escondiam e criavam gatos secretamente.
Assim, os inquisidores afirmavam que só tendo mesmo parte com misticismo e afins um bicho continuaria por aí, mesmo sendo tão caçado. Assim, surgiu o termo que o gato tem sete vidas.

 

Fonte: curiosidades10.com

Por que o Céu é azul?

Para entender esse fenômeno é preciso saber um pouco sobre o comportamento da luz do sol ao cruzar a atmosfera terrestre. A luz branca que conhecemos é formada pela união de todas as cores. Certamente todos já realizamos a experiência do disco cromático, que ao ser girado rapidamente funde todas as cores e causa a sensação visual de ser totalmente branco. É mais ou menos isso o que acontece no céu.

A luz branca do Sol, ao entrar em contato com a atmosfera, se decompõe devido aos átomos de nitrogênio e oxigênio, bem como outras moléculas existentes no ar. Cada cor, no entanto, se dissipa de forma diferente; isso ocorre por causa do comprimento de onda que cada cor apresenta. Quanto mais curtas, mais dispersas elas se tornam.

A luz azul, ao contrário das outras cores, apresenta uma frequência (ciclos de onda por segundo) muito próxima à da ressonância dos átomos na atmosfera. Dessa forma, é capaz de movimentar os elétrons das camadas atômicas com muito mais facilidade, tornando-se visível. Ou seja, o comprimento da onda azul permite que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que vemos.

A esse fenômeno físico foi dado o nome de “dispersão de Rayleigh”, nome do físico inglês do século XIX que identificou esse fenômeno.
Ao amanhecer e ao entardecer, como a luz atravessa uma camada mais dispersa da atmosfera, de forma oblíqua, a luz vermelha consegue chegar e fazer-se visível. Essa ocorrência é responsável pelos belos cenários do pôr-do-sol.

 

Fonte: curiosidades10.com

Por que o mar é salgado?

Há 4 bilhões de anos o oceano vem acumulando tudo o que é “lavado” do continente pelas águas da chuvas e curso dos rios. A chuva e os rios retiram compostos, sais e minérios da terra, transportando-os diretamente para o mar. Quando a água do mar evapora e se transforma em nuvens, os sais permanecem no oceano, aumentando gradativamente a concentração de sal (cloreto de sódio – NaCl) ao longo das eras.

Cada litro de água do mar contém cerca de 32 gramas de sal, composto por vários elementos. O mais abundante entre eles é o cloreto de sódio (sal de cozinha); são encontratadas também pequenas concentrações de magnésio, potássio e cálcio.
Como todos os rios correm para o mar, este recebe todo o resíduo coletado de rochas e outras formações geológicas. A água fluvial é “doce” porque possui baixa concentração de cloreto de sódio. O nível de salinidade de uma massa de água está relacionado principalmente à taxa de evaporação, que determina a concentração de sal.

Além disso, partículas de cloro e de sódio em suspensão na atmosfera são levadas também pela chuva, complementando o processo.

 

Fonte: curiosidades10.com

A Luz do Vaga-Lume

O vaga-lume é um inseto coleóptero que possui emissões luminosas devido aos órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen. Essas emissões luminosas são chamadas de bioluminescência e acontecem em razão das reações químicas onde a luciferina é oxidada pelo oxigênio nuclear produzindo oxiluciferina que perde energia fazendo com que o inseto emita luz.

Outro fator que impulsiona emissões luminosas é o de chamar atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz avisando que está se aproximando enquanto a fêmea pousada em determinado local, emite sua luz para avisar onde está.

Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traqueia e no cérebro, dando ao inseto total controle sobre sua luz.

Infelizmente, os vaga-lumes estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entram em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução, podendo até serem extintos.

 

Fonte: brasilescola.com

Por que 1º de Abril é considerado o dia da Mentira?

Há datas comemorativas pelas mais diversas razões. Algumas prestam homenagem a heróis, outros comemoram eventos religiosos, mas o primeiro de abril sobressai como a única data para comemorar a mentira. O dia da mentira, ou 1º de abril, é uma antiga comemoração e tem uma história curiosa. Em qual outro dia podemos pregar peças e enganar nossos queridos amigos e conhecidos?

Existem dúvidas sobre quando essa tradição bizarra começou, mas a explicação mais aceita liga o primeiro de abril à França do século XVI. Até 1564, o calendário em vigor era o calendário Juliano, que considerava o início do ano novo próximo de abril. De acordo com o livro "The Oxford Companion to the Year", o rei Carlos IX, declarou um dia que a França começaria a usar o calendário Gregoriano, onde o ano novo iniciaria em primeiro de janeiro.

Nem todos aceitaram essa mudança de datas, ao mesmo tempo, alguns acreditavam que as datas não deveriam ser alteradas, e foi esse pessoal que serviu de alvo às brincadeiras de abril, pois foram considerados tolos. As pessoas enviavam presentes e os convidavam para as falsas festas. Os cidadãos das zonas rurais da França também eram vítimas dessas piadas. Nesta época, as notícias viajavam lentamente e eles podem ter ficado sem saber sobre a troca de datas durante meses ou anos. E ainda tiveram que suportar as piadas por celebrarem o ano novo no dia errado.

Atualmente, na França, as pessoas que "caem" no primeiro de abril são chamadas de 'Poisson d'Avril', literalmente significando "peixe de abril". Uma piada comum é a de pregar um peixe de papelão nas costas da pessoa. A ligação entre os peixes e o dia da mentira não está clara. Alguns acreditam que o peixe representa Jesus Cristo, freqüentemente representado por um peixe nos primeiros tempos da era cristã. Outros dizem que o peixe é relacionado com o signo de Peixes no zodíaco, que é representado por um peixe e que cai perto de abril. Mas é interessante salientar que Napoleão ganhou o apelido de Poisson d'Avril quando casou com Maria Luísa da Áustria, em 1º de abril de 1810.

Provavelmente, não se trata de uma coincidência que o dia da mentira seja comemorado ao mesmo tempo do que dois outros dias semelhantes. Na Roma antiga o festival de Hilária foi uma iniciativa para celebrar a ressurreição do deus Átis. A palavra hilária, provavelmente, é derivada da palavra hilaridade e hilariante, ambas significando alegria ruidosa. Hoje em dia, Hilária é também conhecida como o Dia da risada romana. Na Índia, o festival Holi (site em inglês) comemora a chegada da primavera. Como parte do festival, as pessoas fazem brincadeiras e se lambuzam mutuamente com cores.

Não há uma conexão clara entre a observância moderna do dia da mentira e essas duas antigas comemorações, o que leva muitos historiadores a aceitarem a explicação francesa de como surgiu o dia da mentira.

De qualquer, o dia da mentira pegou. E se popularizou, chegando à mídia. Veja algumas das histórias que jornais e televisão inventaram por aí na próxima página.

 

Fonte: pessoas.hsw.uol.com.br

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário

Você Sabia que...

A formiga consegue levantar 50 vezes o seu peso, puxar 30 vezes o seu peso e sempre cai para o lado direito quando intoxicada.

Você sabia também que...

Você Sabia que...

A pulga consegue pular a uma distância correspondente a 350 vezes o comprimento do seu corpo. É como se um ser humano pulasse a distância de um campo de futebol.

Coccinellidae Lady Bug

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!